domingo, 31 de julho de 2011

Efeito Estufa


fonte: youtube/CPTEC/INPE

Efeito Estufa

Os gases estufa agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada pela Terra.


O que é Efeito Estufa? 
              
É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimos resíduos de produtos industrializados) na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e que absorve grande parte do calor emitido pela superfície da Terra.
Os clorofluorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química, são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada em sua maior parte por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br

sábado, 30 de julho de 2011

D' BLACK E NEGRA LI.



Ciclo da Água


Ambiente Água

A água subterrânea nada mais é do que água filtrada no subsolo, presente nos espaços intergranulares dos solos ou nas fraturas das rochas.

 
  • A água subterrânea nada mais é do que água filtrada no subsolo, presente nos espaços intergranulares dos solos ou nas fraturas das rochas. Para um melhor entendimento é fundamental a noção de Ciclo Hidrológico.
Por efeito da radiação solar, as águas dos mares, rios e lagos evaporam-se e formam nuvens. Estas, ao encontrarem correntes frias de ar ou baixas pressões atmosféricas, condensam-se e precipitam-se sob a forma de chuvas, granizo ou neve. Da água precipitada, uma parte evapora-se antes mesmo de atingir o próprio solo ou serem interceptadas pelas folhas dos vegetais; e finalmente, outra parte infiltra-se no subsolo formando os reservatórios naturais de água subterrânea ou aqüíferos. A água dos lagos, rios e mares ou emergente à superfície, formando fontes. A água dos lagos, rios e mares evapora-se outra vez e assim o ciclo é reiniciado.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

sim

O que é Meio Ambiente?

Aja visto que hoje em dia todos nós nos preocupamos com o meio ambiente, porém, também nós, isto, nós mesmos, estamos degradando o ambiente inteiro em que vivemos e que insistimos em chamá-lo de meio ambiente. Oras! O que será o meio ambiente pra você? Será separar o seu lixo nos coletores com as cores adequadas  ou descartar de imediato o lixo da sua casa quando o certo seria não gerar tanto lixo? Será você trocar o combustível do seu carro por um que polua menos quando na realidade o certo seria você andar menos de carros e utilizar mais as bicicletas e regularmente fazer uma boa caminhada? Será você, especialista em meio ambiente, pegar a sua pasta feita de couro de jacaré, seu cinto e sapatos na mesma matéria-prima, seus grossos livros que utiliza de páginas e mais páginas explicando como funciona o meio ambiente, imprimir panfletos e banners para mostrar a população como devemos preservar os mananciais, a flora e a fauna, e ainda se utilizar de todos os artifícios tecnológicos para adentrar em uma sala de aula para dizer para as pessoas que eles estão defazando o meio ambiente em que vive, quando na realidade você mesmo está todo errado?
      Hoje, vemos as empresas preocupadas em manter seu ambiente limpo, retiram todos os lixos que geram, dão destinação adequada a cada um resíduo gerado,usam todas as documentações e identificações necessárias, fazem relatórios ambientais regularmente apreciando e se adequando ás normas legais e ás leis constitucionais. Porém, vemos poucas, mas muito poucas empresas aderirem o crédito de carbono que nada mais é que certificados gerados por projetos que, analizados coerentemente são identificados como fiéis redutores ou eliminadores das emissões de gases do efeito estufa. Porque será? Será que este crédito não interessa as empresas? Ou será que o que não interessa para elas seria criar mecanismos que reduzam ou eliminem as fumaças que são geradas pelo seu processo de produção? O que poderia diminuir ou até mesmo extinguir tal processo?
      Somos todos incapazes de lecionarmos sobre preservação do meio ambiente, porque enquanto o meio ambiente é a parte degradada do sistema, nós somos a parte degradante. Todos nós, sem excessão, pois só em respirarmos e expirarmos, já estamos poluindo. Não tentaremos acabar com a poluição, isto nos dias de hoje é impossível, tentaremos POLUIR MENOS, isto é constitucional, é lei. Pense Nisso!!!
  Rodrigo Silva Barbosa
  Técnico em Meio Ambiente.

Ecossistema

 

Aqui, vemos exuberantemente uma cachoeira com sua enorme queda d'água entre as matas. Essa queda faz com que a água renove todo seu ciclo vital através da correnteza que origina a queda e sucessivamente segue o fluxo hídrico. Trocando com frequência a água que fica empossada nas bacias, revitalizando, oxigenando e mantendo o frescor da água. Obstruir uma correnteza com barragem, significa acabar com todo este ciclo natural, corromper e interromper em tempos curto a vida marinha.
Além disso, além dessa paisagem exuberante que vemos, tem a flora e a fauna ocuta na imagem mas que estão ali, completando o que chamamos de ECOSSISTEMA.

Sejam Bem vindos


      Olá, sou Rodrigo e convido você a entrar neste blog comigo e desbravar toda a natureza que nos cerca e que nos preserva a vida. Além disso, falaremos aqui sobre leis, normas, resoluções, medidas provisórias e tudo que diz respeito as leis e normas ambientais. Fiquem a vontade para postar comentários, fotos, anuncios (podem ser de eventos pessoais), informativos, denuncias ambientais (embasadas), documentários, elogios, enfim... tudo que diz respeito ao meio ambiente, a fauna, flora, recursos hídricos e atmosféricos.
   É um prazer tê-los comigos, mais uma vez, sejam bem vindos!!

   Sds

Roger.
Formado em: Técnico de Meio Ambiente.