terça-feira, 27 de setembro de 2011

Incêndio na Serra do Rola Moça em MG.

A data de aniversário de 17 anos do Parque Estadual do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi marcada pelo combate a um incêndio que destrói a vegetação da área protegida.



Maior incêndio
    O local atingido pelo incêndio, é de difícil acesso. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma área de preservação localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e possui 3.941,09 hectares. A área está situada em uma zona de transição de cerrado para mata atlântica, rico nos tipos de formação vegetais chamadas de campos ferruginosos e de altitude.
      O biólogo e gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça,Marcus Vinicius de Freitas,  disse nesta segunda-feira (26) ao G1 que mais de 80% da vegetação da área de preservação foi queimada. O parque tem cerca de 4 mil hectares. “Desde que o parque foi criado, nós tínhamos como referência de incêndio florestal o de 2003. Agora, o prejuízo ambiental já está sendo maior. Só poderemos dimensionar quando for debelado”, disse o biólogo. Segundo ele, o fogo também atinge mananciais.

    Ainda de acordo com o gerente do parque, biomas de cerrado e mata atlântica foram destruídos pelas labaredas. Segundo ele é difícil estimar o prejuízo por causa das inúmeras espécies da fauna e da flora. “É triste demais. A gente tem aqui os campos ferruginosos, que são endêmicos, e a vegetação que ocorre nessas placas são muito sensíveis. O prejuízo de um incêndio é incalculável. Algumas espécies da flora, além de só existirem no parque, às vezes, não foram nem identificadas pela ciência”, lamentou.
     
Fonte: g1.globo.com
Matéria: Combate a incêndio na Serra do Rola Moça mobiliza 200 pessoas em MG
Data: 27/09/2011