segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tabuas Ecológicas




Plástico substitui madeira em tábuas ecológicas no Rio Grande do Sul.



No Rio Grande do Sul, o plástico sai do lixo para substituir a madeira em tábuas ecológicas.


A embalagem que conserva o alimento é feita de um material muito difícil de reciclar. Um problema também para o fabricante. Numa indústria de Dois Irmãos, no interior gaúcho, nove toneladas de plástico viravam lixo todos os meses.
"Isso chegou a um volume assustador e nós tivemos que achar uma solução para isso, para pelo menos diminuir esse volume aparente de plástico", diz o assessor técnico Erich Wendler.
A empresa desenvolveu um processo para fundir os saquinhos. O resíduo foi triturado e derretido; ganhou cor; e o resultado foi matéria sólida e bastante resistente, batizada de "tábua de plástico".
Mas, o que fazer com pilhas e mais pilhas dessas tábuas?
A preocupação veio parar no laboratório de uma universidade da região. O desafio é descobrir novo usos para a tábua de plástico, e dar valor ao que antes era um problema.
O material foi cortado, furado, medido... E os estudantes do curso de engenharia começaram a criar.
Um apoio para os pés, para funcionários que trabalham com o computador. Aliviou o cansaço e os gastos da universidade.
"Se tivéssemos que comprar pronto, ele seria ou de plástico ou de madeira. E custaria aproximadamente R$ 57 cada apoio de pés", afirma a professora Jacinta Renner.
O material é usado para lembranças de fim de ano: cadeiras, floreiras de jardim. Uma delas consumiu o equivalente a seis mil sacos plásticos. O banco de madeira está quebrado? O pessoal do laboratório monta outro, com tábua de plástico. Um deles já está em uso há mais de quatro anos.
"Ele não pega cupim, não pega fungo, não apodrece e tem uma durabilidade muito maior que a madeira", comenta o engenheiro industrial Diego Bayer.
Quando volta para o jardim, o banco está como novo. Só num banco há nove mil embalagens que deixaram de ser jogadas na natureza.



veja reportagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário